Dica de Leitura


Quem escreveu essa belezinha foi o brilhante escritor inglês Bernard Cornwell. Decidi, desde o dia em que li esse livro, que iria acompanhar as obras dessa figura talentosa.
Bernard Cornwell já escreveu muitas sagas, todas muito bem trabalhadas e (melhor ainda) ambientadas em períodos históricos factuais.
'O Arqueiro' é o primeiro livro da trilogia 'A Busca do Graal' e, basicamente, conta a trajetória de vida de Thomas de Hookton, um camponês boa-praça que, vira e mexe, monta umas flechinhas aqui e ali, constrói seu arco e vive a vida que se pode viver em um povoado no século XIV. Nessa época já acontecia um dos conflitos armados mais violentos de todos os tempos: a Guerra dos Cem Anos.
A vida do camponês muda quando Hookton, uma pequena vila inglesa e lar de Thomas, é invadida pelos franceses. Os caras roubam tudo, matam todos, até mesmo a família do protagonista é massacrada. O ataque foi orquestrado por Arlequim, um sujeito tenebroso que queria, a todo custo, uma velha lança guardada na igreja de Hookton. Segundo diziam, a relíquia não era uma lança comum, mas aaquela usada por São Jorge para matar o dragão.
Thomas bem que tentou proteger o que podia, mas estava sozinho, ele e seu arco, contra dezenas de besteiros. Quando eles batem em retirada, Thomas pôde, finalmente, voltar para conferir o estrago. O camponês encontra o padre da vila à beira da morte dentro da igreja. Aquele homem de túnica que deveria dedicar-se à castidade era, na verdade, pai de Thomas. Diante do pai moribundo, o rapaz promete trazer de volta a lança de Sâo Jorge, a relíquia levada por Arlequim. Essa seria uma promessa que o próprio destino se encarregaria de cobrar dia após dia.
Thomas, então, é um homem só em uma vila praticamente morta. Sua jornada começa a partir daí. Viajando para o outro lado do Canal da Mancha, o rapaz se une a um grupo de arqueiros comandados por Steak e, juntos, passam a combater os inimigos franceses.
O arqueiro protagonista mostra o seu valor, derruba tropas, auxilia na tomada de La Roche-Derrien e, no processo, faz um inimigo, um cavaleiro habilidoso cuja ambição gira em torno de mulheres, posses e títulos, o que, aliás, era o que mais se prezava entre os cavaleiros. Mas não apenas isso, Thomas também ganha bons amigos, um padre que se preocupa com a alma do arqueiro e um sogro que pode vir a ser o melhor aliado na luta contra o Arlequim.

A narração é leve, bem trabalhada e a história possui uma fluidez própria, apresentando uma atmosfera medieval sedutora. Cornwell demonstra seu conhecimento histórico acerca dos costumes e hábitos da época, além dos eventos que ocorreram durante a guerra entre franceses e ingleses, transportando o leitor à Idade Média, uma viagem empolgante e igualmente perigosa. Usando toda essa informação e intimidade com as palavras o autor demonstra saber o que escreve e revela uma narração de fácil compreensão. A história épica certamente pode cativar você, caro leitor.

Detalhe: Se você espera ler essa história em busca de ficção e seres mágicos, fadas e dragões está no lugar errado.   

Mas se você procura um campo de batalha, chuva de flechas, um romance nada idealizado e a luta pela honra... Tá tudo aqui, em "O Arqueiro"!
Vale a pena conferir, leitura sem pretensão, mas com um complemento cultural que deve valer de alguma coisa, certo?

Logo comentarei sobre o segundo livro, "O Andarilho". Não faço isso agora por uma simples questão: eu ainda não li xD 

Boa Leitura! Fica na Paz!

6 inspirações:

  1. Legal, Pedro, gostei do livro. Já ouvi falar de Cornwell, agora fiquei mais curiosa ainda...

    ResponderExcluir
  2. Eu olho esse livro desde minha adolescência. A muito tempo eu me interesso em lê-lo, mas sempre um livro toma a sua frente. Já li O Rei do Inverno, de Cornwell, e gostei da narrativa dele, e acho que gostaria da história do Arqueiro.

    Abraço!
    Restaurante da Mente

    ResponderExcluir
  3. BERNARD CORNWELL *-----*

    Tenho esse livro, mas me recuso a ler ele até que eu compre os outros dois da trilogia.
    Há uns três dias atrás eu comprei 10 livros dele: os 9 das Aventuras de Sharpe e O Condenado. Os livros dele aqui na minha cidade são 44,90 cada, e acabei achando essa promoção e saiu cada um por 13,90 *-* Claro que comprei correndo!

    Já li a trilogia As Crônicas de Artur e eu me apaixonei. Sério. Um dos meus livros preferidos! Mal posso esperar pra ler mais desse grande autor!

    Ótima escolha pra resenha!

    Abraços,
    Marcella Jordanna - Letras de Chá.
    www.letrasdecha.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu via todo mundo falando bem desse autor, o idolatrando etc e tal
    então fui atrás de ler O rei do inverno.
    Gostei mas n muito =/
    Então fico com receio de ler outros livros do autor pois são bem caros.

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente perfeito, nossa ameeei o blog, os posts, sempre acompanhando por favor continue assim :D O Arqueiro ? Otimo livro

    ResponderExcluir
  6. Já li Stonehege e achei, simplesmente, perfeito. A narrativa histórica expõe os fatos como devem ser, isso é o surpreendente.
    Tenho vontade de ler outros do Cornwell. Mas a realidade é que os livros são vendidos a peso de ouro.

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos