[Resenha] - Julieta Imortal

Alô, moçada!

    Pra iniciar o nosso primeiro post do ano aqui no Inspirados, nada como uma resenha incrível de um livro recebido pela cortesia da Ed. Novo Conceito. Gostaria de agradecer pelo livro e dizer que me surpreendi bastante com a história. E é bem verdade, ela destruiu qualquer expectativa minha a respeito de Julieta Imortal. E quando digo "destruiu", que dizer que ela reformulou a forma como eu enxergava a tradicional história de Romeu e Julieta. Vamos à resenha que, como sempre digo, é o que interessa =)

Título: Julieta Imortal
Autora: Stacey Jay
Editora: Novo Conceito
Ano: 2011
Nº de Páginas: 237

Sinopse: ulieta Capuleto não tirou a própria vida. Ela foi assassinada pela pessoa em quem mais confiava, seu marido, Romeu Montecchio, que fez o sacrifício para assegurar sua imortalidade. Mas Romeu não imaginou que Julieta também teria vida eterna e se tornaria uma agente dos Embaixadores da Luz.
Por setecentos anos, Julieta lutou para preservar o amor e as vidas de inocentes, enquanto Romeu tinha por fim destruir o coração humano.
Mas agora que Julieta encontrou seu amor proibido, Romeu fará tudo que estiver ao seu alcance para destruir a felicidade dela.
Segredos, mistérios e surpresas envolvem este poderoso romance em que o casal mais famoso da literatura mundial tem a chance de contar sua verdadeira história.

Resenha:

Existe um oceano na vida dos homens. Um grande turbilhão de águas profundas e obscuras que escondem os segredos de um sentimento que, séculos após séculos, desperta as sensações mais improváveis.
Amor.
Julieta Imortal conta, de uma forma nunca vista antes, o que é esse dito amor, como esse oceano pode ser violento, e como suas águas podem se voltar contra você, se suas escolhas não forem muito bem pensadas. Stacey Jay apresenta sua nova visão sobre o romance shakesperiano, trazendo ensinamentos sobre perdão, amor próprio e resignação.

    Quando os olhos de Ariel se olharam no espelho do retrovisor, ela percebeu o que estava acontecendo. Ainda que fossem os olhos azuis da jovem Ariel, era outra alma que olhava através deles. Era a alma de Julieta Capuleto, uma guerreira da luz subordinada aos Embaixadores que, traída e assassinada pelo seu marido Romeu, viajou através dos séculos, tomando controle de corpos alheios para lutar em prol das almas gêmeas, em favor da “grande causa”. Mas isso não era uma tarefa fácil.
    Os olhos de Ariel viraram-se na direção do motorista, ela reconheceu o sorriso de Dylan, mas o olhar tinha um brilho diferente. Era a maneira insana de Romeu encará-la. Seu marido e assassino, incorporado na carne do jovem Dylan,  era um guerreiro das trevas lutando para os Mercenários, a fim de sabotar as chances das almas gêmeas de serem felizes. Ele lutava por outra causa, suja e monstruosa. O casal de Shakespeare, o mesmo que inspirou amor e loucura nos jovens com o passar dos anos, viajava através dos séculos como inimigos, lutando incansavelmente, defendendo Luz ou Trevas. Bem ou Mal.
    A missão de Julieta veio cedo demais, ela nunca fora chamada tão rápido para uma missão. Ela sabia que havia algo de diferente nesse seu novo trabalho. Coisas estranhas começavam a acontecer, o jovem Ben entrou em sua vida de forma inesperada, surgindo também um sentimento que não deveria existir. Romeu, o antigo amante que tentava matar Julieta a cada missão, começou a agir de forma diferente, e a jovem guerreira da luz simplesmente perdera contato com seus superiores.
    Julieta se vê sozinha, sem seus poderes plenamente recarregados, contanto com sua coragem, sorte e um corpo emprestado para salvar um relacionamento mãe-e-filha, proteger uma amiga de caráter duvidoso e lutar contra o desejo de se entregar a um amor que poderia colocar todos os seus esforços em risco.

    O romance sobrenatural escrito por Stacey Jay me deixou pensando um bocado no início. Eu não quero ir logo me precipitando e opinar sem, antes, pesar os prós e contras. Mas, no geral, acho que o livro foi bem trabalho. Primeiro, a escritora merece pontos por criar uma história original a partir de um romance tão famoso, dando uma atmosfera inovadora. Mas acho que ela deixou a desejar em alguns pontos. Por exemplo, no início da leitura, tenho a impressão de ter perdido o primeiro capítulo. As apresentações das entidades da Luz e Trevas foram rápidas e superficiais, não consegui formar uma ideia precisa sobre a mencionada Enfermeira e os Embaixadores. Jay tenta dar à Enfermeira uma posição importante na história, mas ela só ganha consistência no fim do livro, e de forma muito inesperada.
    Mas sua descrição é fácil e profunda, a escritora demonstra ser conhecedora do sentimento amor, e revela sabedoria ao transformar Julieta numa imortal com defeitos, sentimentos humanos que não a tornam uma donzela idealizada, mas uma esposa assassinada e ressentida.
    Outro ponto positivo é a narrativa. A princípio achei estranho, talvez por não ser usual essa estrutura de narração em minhas leituras. Julieta Imortal é narrado pela própria Julieta, sempre no presente, como se os acontecimentos ocorressem simultaneamente às suas descrições, uma espécie de “live show” literário. Stacey Jay foi feliz nesse ponto, pois a sensação que tive é de compartilhar das mesmas surpresas e assombros sofridos pela protagonista, como se vivêssemos os acontecimentos ao lado de Julieta. 
    Fazendo um balanço geral, apreciei muito a leitura, parabenizo a escritora pelo seu bom trabalho. Ela poderia ter desenvolvido melhor o início do romance e, talvez, na finalização, e poderia ter inserido um pouco mais de solidez às entidades superiores. Mas o romance e a originalidade conseguiram sustentar a obra. Gostei muito da leitura, apreciei especialmente a dedicação transparente com que Jay escreveu Julieta Imortal. Parabéns à escritora e à Editora Novo Conceito pela publicação. Recomendo, com certeza!

13 inspirações:

  1. Pedro, concordo contigo quando tu fala que a autora não abordou direito a estória dos Embaixadores e dos Mercenários. Acho esse toque de sobrenatural muito interessante e deu um quê a mais na clássica estória (que infelizmente eu ainda não li). Espero que seja melhor explicado no próximo volume.

    Mas mesmo assim eu gostei muito do livro, ele me surpreendeu positivamente, se tornando um livro que eu recomendo.

    Abraço!
    Restaurante da Mente

    ResponderExcluir
  2. Sou uma grande fã desse livro, nunca tinha dado muita atenção para Romeu e Julieta antes mas ao ler o livro passei a me interessar mais e a pesquisar mais sobre o assunto. O Chico disse que vai ter continuação, estou louca pra ver no que vai dar!

    ResponderExcluir
  3. A história parece ser boa, a resenha é gigante. Legal a parte da narrativa. :)

    ResponderExcluir
  4. Eu ganhei esse livro em uma promoção e estou doida que chegue! Parece ser muito bom mesmo. Acho ótimo que o livro reformule a história de Romeu e Julieta, nos dando outra visão.

    Ótima resenha!

    Bjinhos

    Tati
    http://coracaoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Preciso do tipo 'URGENTE' ler esse livro, é uma das leituras mais esperadas por mim esse ano, mas antes disso tenho que pedir a minha mãe de presente pq no momento estou sem o essencial para a compra kkkkkkkk. Ótima resenha, só para me deixar com mais vontade de ler :/ kkkkkk
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse livro. Eu amei essa história!
    Abraços!

    Elaise Lima
    elaiselima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha e de fato parece ser interessante ^^
    Vou ver se leio, Pedro! \o/

    Ah, convido-o à participar da comunidade SacerdoteS (um livro perfeito *-*) e a visitar o tópico "Escritores na Comunidade", conhecer outros escritores de fantasia ^^ (não lembro se já te convidei pra ir lá, mas, enfim...)
    E obrigada pelo selinho *-*
    To tirando o atraso nos posts de Teorias xD

    Comunidade SacerdoteS: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=94779152

    ResponderExcluir
  8. Já li tantas resenhas a respeiro desse livro, que eu sou super curiosa pra ler! Mas a Novo Conceito ainda não me mandou nada. :/ Ainda estou esperando e torcendo pra que me mandem esse livro. :)
    Mas enfim, sua resenha apesar de MUITO comprida (ufa! TERMINEI DE LER \o/) me pareceu bem instigante. E poxa, você me desanimou um pouco falando que o começo do livro deixou a desejar. :/ Mas tudo bem, eu continuo morrendo de vontade de ler!

    Que você tenha um ótimo 2012!
    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Acho que essa é a segunda resenha que leio sobre o livro e mais uma vez me deixou bastante animado quanto a leitura de Julieta Imortal.
    E felizmente, acabei ganhando esse livro em uma promoção semana passada então em breve vou estar lendo ele.
    Admito que não li a resenha completa, pulei a parte em que você conta um pouco do que se trata o livro, não sei, Julieta Imortal parece ser completamente diferente de todos as versões que já vi de Romou e Julieta e quero ter a oportunidade de descobrir a estória quando estiver lendo.
    Mas li seus comentários e sem dúvida, me deixa bastante ansioso em saber que você gostou tanto do livro! E quando essa coisa de você ter achado que o começo deixou um pouco a desejar não me desanima em nada, vou tirar minha conclusões enquanto ler! ^^
    Abraço!

    O Livreiro Maluco
    http://www.livreiromaluco.com/

    ResponderExcluir
  10. Demais :D
    Eu quero muito muito muito ler esse livro, porém, não vejo ele pra comprar kkkkkkk Só se for pela net D:
    Mas como você disse que a narrativa é boa, já me agradou e me tira a preguiça monstruosa de não querer comprar ;P
    Ótima resenha mano, sempre ótimas hehe
    Abração .

    ResponderExcluir
  11. Hey!
    Já li algumas resenhas sobre esse livro, queria muito poder ler, mas não vou poder comprar nem tão cedo tem muitos na frente. :(
    Mas a estória parece ser ótima. A primeira coisa que eu achei legal quando li a sinopse foi a ousadia da autora de modificar um clássico. Mas todos falam que ela fez isso muito bem. ^^

    Beijos,
    http://april-1993.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não tive a oportunidade de ler este livro,mas ta na minha lista de compras,pois de todas as resenhas que já li a respeito a sua foi a mais esclarecedora.
    Gostei mesmo,abraços
    Alexandra
    Magiasbook
    http://magiasbook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tive a oportunidade de ler julieta Imortal, mas espero que isso aconteça logo. Estou super ansiosa, pois adorei mt a sinopse!! E o pior que eu já tenho Romeu Imortal... estou curiosa demais!

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos