Viajando Pelas Páginas, por Tullia Maria


Olá, Inspirados Viajantes!!
Como estão de feriado?
Espero que aproveitem a folga para prestigiar mais um cenário de livro que promete belos passeios! Que tal viajar para a Ilha de Paquetá?
Aproveitem para deixar comentários e sugestões!!

Beijos,

Tullia Maria



Na Trilha da Ilha dos Amores


Navegando pela Baía de Guanabara é possível encontrar um lugar que, por causa da tranquilidade, nem parece ficar no Rio de Janeiro. Trata-se da Ilha de Paquetá ou, para os mais “chegados”, Ilha dos Amores. Contando com águas calmas, lindas praias e paisagens e algumas histórias para contar, esse cenário se tornou área de preservação cultural.

Inspirados pelo romance de Joaquim Manuel de Macedo, os turistas podem visitar os cenários de “A Moreninha”. O primeiro deles é a casa onde, supostamente, a moça teria morado. Com ares de casa de boneca, essa moradia cor-de-rosa já foi cenário de novela e se tornou cartão-postal da ilha.


Outro local que merece destaque é a Pedra da Moreninha, que fica na praia de mesmo nome. Essa rocha é um dos mais belos mirantes da ilha, de onde é possível observar todo o arquipélago.  Ao seu lado e ligado pela Ponte de Madeira, está o Morro de São Roque, que possui várias trilhas pela mata.

Para quem gosta de uma lenda, há também a Pedra dos Namorados, localizada na Praia José Bonifácio. Para testar a sorte no amor, é só jogar três pedrinhas no topo dessa rocha. Se pelo menos uma dela não cair, é sinal de que o sentimento é correspondido e o relacionamento será duradouro.


Um dos destaques de Paquetá fica por conta do Parque Darke Mattos, ótima opção de lazer e turismo. O local conta com belos jardins, praias, mirantes, trilhas e árvores típicas da Mata Atlântica. Há ainda brinquedos infantis, que garantem um passeio em família para ninguém colocar defeito.

Os pontos turísticos da ilha também tem uma grande relação com os índios Tamoios, antigos habitantes da região. Alguns lugares, como o caramanchão, o parque e uma das praias, foram batizados em homenagem a esses nativos. Na praia dos Tamoios, inclusive, é possível encontrar a Árvore Maria Gorda, um enorme baobá, tombado pelo estado e considerado, pelos moradores da ilha, amuleto da sorte.



 

Se você está disposto a desvendar esse cantinho tão especial do Rio de Janeiro, se prepare para andar de bicicleta, charrete ou a pé. Afinal, carros são proibidos e só interfeririam na tranquilidade da região. Se puder, visite a ilha nos dias de semana e evite o excesso de movimento característico dos sábados e domingos. Com essas precauções, seu passeio, com certeza, será muito mais agradável e você poderá aproveitar com plenitude a Ilha dos Amores!!






4 inspirações:

  1. adorei o livro tema de hoje.
    quero muito conhecer vários lugares citados, especialmente Ilha de Paquetá .
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Tullia e Pedro!

    Saudades do blog Inspirados! *-* Minha vida louca não tem me permitido visitar mais frequentemente o blog.

    A Moreninha é um livro que li ainda criança. Adorei! Depois, quis visitar a Ilha de Paquetá. Já fui duas vezes, mas faz anos que não vou lá. Da última vez achei um pouco abandonada. Com esse post fiquei com vontade de voltar lá! :)
    Adorei!

    Beijocas,

    Lu
    @LuPiras80
    www.equinocioaserie.com

    ResponderExcluir
  3. oi,
    otimo post!
    adorei seu blog,
    estou te seguindo, segue o meu tambem

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá, pessoal!!
    Vim responder os comentários! :)

    Jacqueline: Fico feliz que tenha gostado, Flor!! Quem sabe você não conhece em breve? Beijos!!

    Lu: Oie, Florzinha! ^^ Saudades de você por aqui também, Lu! Mas não tenho muito do que reclamar... hehe Também adoro esse livro!! Por que você não volta à Ilha? Aproveita pra me contar o que achou... Beijo!!

    Michele: Obrigada!! :)

    Obs: Pedrito... Segue o blog da menina! ^^

    Obrigada pela visita, meninas! Até a próxima!!

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos