[Resenha] - A Vez da Minha Vida - Cecelia Ahern

Olá, amigos Inspirados!
     Estão prontos para mais uma resenha? O que temos no cardápio de hoje é um chick-lit escrito por Cecelia Ahern, autora do best-seller P.S. Eu Te Amo. O livro A Vez da Minha Vida foi publicado no Brasil pela Novo Conceito e, gentilmente, me foi concedido em parceria. Valeu, NC!



     Lucy Silchester está quebrada. De muitas maneiras. Seu emprego não é o seu sonho, o apartamento não é dos melhores, é um completo desastre em relacionamentos e, pensando bem, não se sai muito bem em qualquer tipo de interação social, embora seja muito bonita (novidade?). O passado dela é assombrado por algumas escolhas mal feitas e, num determinado momento, ela acaba recebendo um convite para se encontrar com Vida, a sua vida! Curioso, não?
     Quando ela mentiu da primeira vez, isso se tornou um hábito terrível. Passou a fugir de situações e pessoas usando mentiras como artifício e, quando percebeu, estava vivendo baseada nelas. Por isso não foi exatamente uma surpresa ao encontrar aquele envelope enviado por ninguém menos do que Vida. Não, isso não é a vida em sua forma astral, uma entidade superior que veio lhe ensinar uma lição. Trata-se de uma pessoa normal, um homem descuidado e de aparência surrada, uma personificação exata da condição emocional da nossa protagonista.
     Quando, finalmente, ela decide se encontrar com Vida, as coisas começam a mudar para o lado de Lucy. Claro, sempre vem a tempestande antes da vida boa, por isso a história é regrada de conflitos internos, atritos familiares e relacionamentos cheios de pontas soltas, além de amizades com problemas pendentes.

     Cecelia Ahern criou um chick-lit com uma proposta interessante, onde a protagonista se vê capaz de consertar sua vida tendo como conselheira, vejam só, ela própria ( a Vida!). O livro explica muito pouco sobre essa interação, mas fica claro que não se trata de um encontro sobrenatural - como eu imaginei que fosse - é mais uma espécie de programa para reabilitação emocional, em que a família da pessoa concede informações relevantes para uma pessoa que faria o papel de Vida, e essa mesma pessoa serviria como conselheiro para todas as questões pessoais. A partir daí, Lucy convive com o rapaz que assume esse papel, um sujeito mal vestido e desleixado, que com o tempo melhora sua aparência, ilustrando as boas escolhas que a protagonista toma ao longo da trama. Esse foi um dos recursos que me incomodaram e, na verdade, não me convenceram. A menos que houvesse uma aura mística na história, não enxerguei sentido algum no humor de Vida se espelhar na condição de Lucy.
     Mas alguns recursos foram muito bem aplicados. Uma estratégia interessante usada livro foi usar o habito de mentir de Lucy para dar forma ao trilhar da leitura. Por ser escrito em primeira pessoa, a impressão que temos é de que Lucy vive uma vida feliz e satisfeita, o que é desmentido com o tempo, de acordo com a aparição de personagens secundários que desmitificam essa vida perfeita pintada pela protagonista.
     Embora a escrita não seja muito atraente, a autora consegue levar a história muito bem, criando altos e baixos que vêm no momento certo, tendo o cuidado de prender o leitor quando a leitura começa a ficar monótona.
     O livro é indicado especialmente para leitores mais românticos, o tipo de leitura que encanta aqueles que sonham com uma vida em que o grande amor surge na hora H, quando tudo parece perdido. A Vez da Minha Vida é uma boa companhia para se passar o tempo, mas não é o tipo de livro que costumo ler duas vezes. Ainda com certa complexidade, acho que faltou elaboração, mas isso não impede a boa escolha da Novo Conceito em publicar esse livro.

Boa leitura a todos, fiquem na Paz!

2 inspirações:

  1. Quando você falou que é para aqueles que gostam de um romance, já me convenci que tenho que ler esse livro! hehe
    Estou muito curiosa para saber a história de Lucy!
    Beeeijos,
    leitoraobsessiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já li e amei. Simplesmente me conectei de uma forma inimaginável com a Lucy, e em alguns momentos realmente parecia que estava lendo meu próprio diário, por isso eu amei a leitura, mesmo me assustando um pouco...rsrsrs

    Bjs, Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos