Especial de Um Ano - Viajando Pelas Páginas! #2



Alô, amigos Inspirados! 

Aqui temos a continuação do Especial de Um Ano Viajando Pelas Páginas! Demorei, mas finalmente consegui postae! Continuem com a Tullia Maria que, lindamente, me concedeu um espaço na sua coluna =)  

Por Tullia Maria 

 

Andando por aí (parte 2)...

Sugestão do Mauricio Gomyde, autor de “O Mundo de Vidro”, “Ainda Não Te Disse Nada” e “O Rosto que Precede o Sonho”: Lago Paranoá, Brasília (cenário de “O Rosto que Precede o Sonho”)
  
"A casa que Tomas tinha escolhido para viver, um veleiro oceânico de 36 pés, flutuava sobre o lago de Brasília, ancorada na Marina Norte, a mais bela e bem equipada marina construída às suas margens".  
O Rosto Que Precede o Sonho, página 30

Localizada no Planalto Central, a capital brasileira não teve a sorte de contar com as belas praias do país. Mas, para uma cidade que abriga um lago como o Paranoá, isso não é problema! Esse importante ponto turístico de Brasília é uma ótima opção para quem deseja praticar esportes, desfrutar de uma paisagem maravilhosa ou curtir os momentos de lazer.

 
Além dos passeios de lancha ou barco, o turista pode aproveitar para passar o tempo no Píer da Asa Norte ou se deliciar nos bares e restaurantes do Pontal da Zona Sul. Outras atrações ligadas ao Paranoá são a Ponte JK e a Ermida Dom Bosco, de onde é possível ter uma bela vista do lago.



Sugestão do Nanuka Andrade, autor de “Camundo”, “A Ordem Kaon” e “O Ladrão de Destinos”: Belvedere, Curitiba (cenário de “Camundo” 

"A casa era uma construção recente e tinha o mesmo nome de um antigo palácio em que o Governador Geral da Índia residiu um dia antes de construírem o Raj Bhavan; embora o nome Belvedere, explicou Malini, fosse um termo em italiano que remetia à vista privilegiada dos mirantes e das grandes varandas. Como a Praça do Observador era o ponto mais alto de Curitiba, o título vinha a calhar."
Camundo, página 278



A Praça João Cândido abriga um tesouro para quem deseja desfrutar de uma vista privilegiada do Centro Histórico de Curitiba: o Belvedere. Esse mirante, construído no estilo Art-Noveau, se localiza em um dos pontos mais altos da cidade, de onde, antigamente, era possível admirar até mesmo a Serra do Mar.

Além da beleza arquitetônica e da possibilidade de ter um belo panorama da cidade, o Belvedere conta um pouco da história da região. Com quase cem anos de idade, a construção já foi observatório astronômico e estação de rádio. E tudo isso em apenas dois pavimentos!


Sugestão do Pedro Almada: Ilha de Belitung, Indonésia (cenário de “Guerreiros da Esperança”, de Andrea Hirata)

Belas praias e paisagens encantadoras são palavras-chave quando se trata da Belitung na Indonésia. Localizada no leste de Sumatra, essa ilha se destaca por suas formações rochosas de granito, águas claras, areia branca e vegetação exuberante.

A beleza das paisagens naturais é somada às delícias culinárias, predominantemente de frutos do mar, e às riquezas culturais. Enquanto a história da região é contada no Museu de Belitung através de armas, conchas, minérios e cerâmica, a religião ganha destaque no templo budista localizado no topo de uma colina.

Outro destaque da área fica por conta dos recifes de corais e da variedade de espécies em seus mares, se transformando em um grande atrativo para a prática do mergulho. Já para os apreciadores de arquitetura, a variedade entre as construções tradicionais e as de influência holandesa são um diferencial. Independente do interesse, uma coisa é certa: Belitung é um espetáculo a parte!

2 inspirações:

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos