[Resenha] - Paredes Vivas, de Rosa Mattos

Alô, amigos Inspirados!

     A resenha de hoje é sobre o livro Paredes Vivas, da escritora parceira aqui do blog, a talentosa Rosa Mattos, com uma habilidade incrível para narrativas envolventes e frases de efeito, capazes de deixar uma marca no leitor. Confiram aí!


Título: Paredes Vivas
Autora: Rosa Mattos
Editora: Dracaena
195 páginas - 2013
SKOOB || FACEBOOK


     Mauren era uma menina de poucos amigos e, embora introspectiva, era incoerentemente comunicativa, com os pensamentos sempre muito a frente para sua idade. Sua introspecção, no entanto, só aumenta com a morte do pai. Desde o dia em que seu pai afogou no lago durante uma tempestade, a menina passou a ser assombrada por pesadelos que a mantinham acordada demais para um criança de apenas oito anos. 

"Seus olhos são como dois halos solares, filhota". As Palavras de papai dançavam em minha mente e enchiam meu coração de uma saudade cruciante, que iria me acompanhar por toda a eternidade".
Página 17

     A tragédia na vida de Mauren transformou-a completamente, e sua necessidade em esconder seus sentimentos aumentou, tudo para poupar Ione, sua mãe, de mais sofrimento, que já não contava com boa saúde e estava em constante atrito com o tio Vicente, cujas discussões sempre envolviam os bens deixados pelo marido de Ione.
     Foi na escola que uma promessa de mudança aconteceu. Dentre os novatos, surgiu Tobias, um garoto que explorou o desejo por desafios existente em Mauren. A partir disso, uma forte amizade manteve essa união, tornando-os parceiros de aventuras, especialmente quando decidiam se aventurar no cemitério. O que Mauren não sabia era que, mais tarde, essas travessuras de lápide em lápide iriam assombrá-la anos depois. Claro que, no processo, um romance despontaria entre eles, o que não é nenhuma novidade, já que a narrativa tem o seu jeito especial de mostrar que eles estavam destinados. 
     No entanto, a paz no lar de Mauren parece cada vez mais distante. Ao descobrir que a vida de sua mãe pode estar em risco, tudo fica ainda mais difícil quando a menina se torna incapaz de confiar em pessoas que estiveram presentes em sua vida todos os anos. A saudade do pai, a saúde da mãe, as desconfianças e toda a aflição formaram uma bagagem pesada demais para uma criança carregar, e apenas os poucos amigos de Mauren podem oferecer força para não desistir. 
     Mal sabia ela que a brincadeira no cemitério ainda voltaria para assombrar sua vida, e um último evento mudaria sua vida. Para sempre.

    Escrito em primeira pessoa, encaramos as dificuldade de Mauren sob a ótica da protagonista. A narrativa de Rosa Mattos é fluida, tem o seu ritmo balanceado, e tem uma poesia que é só dela! Com trechos bastante inspiradores, a autora consegue regar os sentimentos de cada personagem com palavras profundas, tornando mais intensa e viva a história a cada página virada.
"Sonhar é abraçar o vento, namorar o tempo, no doce refúgio do momento"
página 57

     As personagens possuem uma forma bem delineada, são estruturadas para parecerem reais, comuns à nossa realidade. Tobias, por exemplo, é uma criança sem medos, travessa, mas quase sempre temperamental. Mauren é uma constante transformação, sempre disposta a segurar o choro e completar os desafios que são impostos a ela, sejam eles forjados pela vida ou pelo amigo de olhar raivoso. A mãe Ione é a minha preferida, com a típica garra de mãe viúva que faz pose de fortaleza mesmo nos momentos mais frágeis de sua vida. Nice, a empregada e amiga da família, é o tipo de aura bondosa, que sempre diz a coisa certa no momento oportuno, uma fonte de força quando todas as outras secam. 
     A trama é frágil e complexa, tem muitos elementos condensados em apenas 195 páginas, por isso muitas mudanças de cenário e acontecimento são abruptas, mas isso não impede a leitura de ser prazerosa, pois se dedica aos momentos importantes e mantem a imersão quase todo o tempo. 
     E quando eu disse que a trama era frágil, não foi pra menos. O primeiro impasse que tive foi na sinopse. Ela não consegue captar a verdadeira essência da história, um misto inicial de drama com uma dose forte de sobrenatural nas últimas páginas, uma formatação muito diferente, que aliás, não estou acostumado. Inclusive, houve momentos em que pensei que a sinopse estava errada, foi preciso terminar o livro para compreender melhor. A história tem todo o drama, sem a presença de atmosfera sobrenatural, ao longo das primeiras 150 páginas. Porém, no desfecho da história, uma súbita aparição torna a história assombrada, e só aí o título parece fazer sentido.
    Paredes Vivas, muito bem escrito, é uma história original, que apresenta uma narrativa diferente. Acredito que o título não se deva apenas ao elemento sobrenatural existente no fim da história. Paredes Vivas pode ter muitos significados, inclusive o próprio confinamento de Mauren, a protagonista, que se encarcera em si mesma, incapaz de fazer novos amigos, de se relacionar, incapaz de chorar por não querer ser fraca, e isso a atormenta, assombra seus sonhos e, mais tarde, sua realidade. 

     A obra de Rosa Mattos foi uma experiência nova para mim. Esse elemento dá uma reviravolta nas últimas páginas, e ainda estou absorvendo o impacto que a leitura me causou. Às vezes pego o livro e fico encarando a capa, pensando sobre tantas coisas que, em uma resenha, eu não saberia dizer. 
     Obrigado, Rosa, pela obra e por me dar a chance de ler seu livro. Sua narrativa é sensacional, não perca isso nunca!

Ótima leitura a todos!
Fiquem na Paz!

8 inspirações:

  1. Eu não conhecia o livro e nem a autora, mas fiquei super interessada em "Paredes Vivas". A impressão que ficou foi de que 195 páginas foram poucas, que a autora poderia ter escrito mais para os leitores aproveitarem ainda mais a narrativa dela... Me encantei com a sinopse e fiquei super curiosa! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amiga, tenha certeza que já é um grande SUCESSO!
    Um grande dia para si!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Pedro. A Rosa é uma escritora de talento, creio que será um sucesso o seu livro, assim desejamos!
    Sua resenha foi muito interessante, conseguiu prender a minha atenção, parabéns!
    Rosa, querida amiga, você nasceu para escrever seja romance, contos ou poemas.
    Você é versátil e isso é muito bom, podermos conhecer um outro lado da sua escrita.
    Parabéns e inestimável sucesso para você!
    Beijos na alma e bom dia!

    ResponderExcluir
  4. Olá!Boa noite
    Pedro
    Parabéns!
    Gostei da resenha! Expressou uma opinião a respeito do livro da Rosa e fez questão de dizer algo exclusivo, com uma percepção aguçada e equilibrada, além de expressa de maneira interessante , rápida e objetiva,
    ... desde que vi a capa do livro, muito bonita, bastante caprichada e agradável, fiquei entusiasmado, e ao ler a resenha penso que irei gostar, parece ser uma leitura carregada de sentimentos e com situações tão reais que abrem muitas janelas para reflexão.
    A Rosa, tem um estilo que tem muito à ver com os meus sentimentos e com o que quero passar e mostrar da alma para outras pessoas,além do que , possui uma linguagem , empregada, fácil de entender , contextos poéticos,...bem, agora só lendo mesmo!
    Sucessos sempre
    Bela semana
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Pedro.
    Você soube apresentar perfeitamente o livro da minha querida amiga Rosa Matos. Ela sabe que sou fã de suas idéias no papel.Com certeza absorverei cada linha escrita. E como você mesmo disse ela nos surpreende sempre com o desfecho de suas narrativas.
    Sucesso, amiga!
    Abraços
    Dulcinéa

    ResponderExcluir
  6. Amiguinha Rosa, sei que vai ser um sucesso, e vc merece.. parabéns meu anjo e que Deus te abençoe sempre com esse dom maravilhoso que vc tem.. beijos

    ResponderExcluir
  7. Ola Pedro tudo bem conheci vc através da Rosa que me mostrou seu resenha e gostei muito e partilho com vc a mesma opinião, a história é muito envolvente e muito bem escrita! Difícil falar do livro sem cometer spolier mas na sua resenha conseguimos compreender o que Paredes Vivas vai desvendar para nós!
    Amigo seguindo seu blog!
    bjkas

    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a autora nem o livro mas não fazia ideia do enredo e nem que tinha um toque sobrenatural. Achei poucas páginas para desenvolver uma história assim então acho que é esperado que as coisas aconteçam meio que de repente mesmo.

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos