[Resenha]O Dom - Segundo Volume da Série Bruxos e Bruxas - James Patterson



Queridos leitores, lembram da minha resenha amável de Bruxos e Bruxas, primeiro livro dessa série de James Patterson? Se não, e quiserem saber, podem ver aqui. Se sim... lembram de que, no final das contas, eu acabava me perguntando: Porque raios você mandou esse livro pra publicação, Patterson?. Pois é. Nesse novo volume da série juvenil do meu amado James Patterson (os outros livros são bons, Bruxos e Bruxas que não é), esse questionamento virou uma exclamção: obrigada por substituir Gabrielle (a co-autora do 1° volume) por Ned (o co-autor desse volume)! Ele pode não ter feito milagre, mas esse liro ficou bem mais interessante pra mim.


Nesse livro, Wisty e Whit continuam lutando contra o mal, contra a Nova Ordem. Agora que sabem que são bruxos, e que seus poderes são bem úteis, as vidas deles estão bem mais ameaçadas. Só que, dessa vez, eles tem menos ajuda que antes. Margô, uma das revolucionárias que era amiga deles e vivia na loja de departamentos (refúgio da galera que foge da Nova Ordem) foi assassinada pelo Único Que É O Único, Célia, a ajudinha do além e ex-namorada de Whit não está mais podendo ajudar e eles não tem nenhuma notícia dos pais.

Eles não são o único grupo de resistência contra o regime da Nova Ordem, e esses grupos decidem se reunir em um concerto de música e dança, uma forma de consguir informações dos outros rebeldes e, bem, de ser rebelde e adolescente ao mesmo tempo, já que a Nova Ordem proíbe todo tipo de manifestação artística e cultural tipo... dançar e cantar. Lá, o caminho de Wisty se cruza com o que parece ser a primeira coisa boa que acontece em sua vida desde que ela foi arrancada de seu quarto aconchegante, na casa dos seus pais, sabe-se lá quanto tempo antes. Ela conhece Eric, um integrante de uma das bandas que se apresenta nesse concerto. E, bem, ela é uma adolescente e, por favor, quando ela vai poder ver alguém tão bonito, e fofo e interessante que nem ele de novo? 
Só que não dá pra ser tão fácil assim, né? Os irmãos Allgood não foram criados para correrem em direção ao arco-íris. 




Acaba que, numa reviravolta louca do destino desses dois irmãos constantemente perseguidos pela Nova Ordem, tudo acaba ficando meio confuso. Pessoas em quem eles não confiavam passam a serem confiáveis, pessoas em quem eles confiavam se tornam traidoras, eles recebem mensagens meio estranhas em momentos aleatórios e, no fim, os dois irmãos só sabem que tem que se manter unidos para não perderem o juízo e/ou morrerem enquanto fogem d'O Único Que É O Único.
Bem, vamos ao que eu gostei mais nesse livro: os autores deram uma diminuída nos trocadilhos e piadinhas mega infantis que povoam as páginas de Bruxos e Bruxas, para início de conversa. Sério, aquilo era irritante demais. Parecia que os personagens eram retardads, não que eles tinhama lgum tipo de senso de humor. Nesse livro isso ficou bem melhor, e eu até ri de muitas das piadas que existe nesse segundo volume (que são bem menos numerosas que no primeiro, thank god). Além disso, a história parece ter um pouco mais de coerência. Eu sei que muita gente tá reclamando que o livro parece andar em círculos mas, cara, eles são dois adolescentes que acabaram de descobrir que são bruxos e tem poderes, e mal sabem dominar esses poderes, sabe? Não tem como eles tentarem ir contra o regime da Nova Ordem assim, vamos combinar. Ia ser missão suícida, e eles são bem mais úteis vivos.
Mas o que eu achei mais legal foi que os autores incluiram capítulos que não eram narrados nem por Whit nem por Wisty. Nesses capítulos nós vemos o que acontece nos terrenos dominados pela Nova Ordem e, normalmente, são cenas onde O Único Que É O Único e seus subordinados aparecem, fazendo planos e tentando encontrar maneiras de acabar com os dois irmãos Allgood. Nesse livro também temos 100 capítulos, os menores com apenas uma página, os maiores com no máximo quatro. A diagramação desse livro é SENSACIONAL, sério. Na verdade, eu nunca tive nada pra reclamar das diagramações da Novo Conceito, porque a deles faz meu coração de revisora e diagramadora bater mais forte.


Não, a série que James Patterson escreveu para os Jovens ainda não entrou em um status de "necessário para sobrevivência." Mas eu te garanto que o segundo volume está bem melhor que o primeiro. Vamos esperar que melhore mais ainda no próximo. Espero acabar essa série, que já tem cinco livros publicados nos EUA, apaixonada. Os próximos capítulos dessa novela de amor e ódio você encontra aqui, no Inspirados. :)
Ah, nesse livro teve até uma quote que eu achei bem legal (porque me identifiquei. Acho que todo leitor se identifica):
- Sei que às vezes você finge que já fez coisas que só leu nos livros.
- Mas não é um fingimento total. Quando você lê um livro bom, meio que acaba fazendo as coisas sobre as quais leu.

2 inspirações:

  1. todos os livros ja vem neste kit?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo rs

      não, esse kit é apenas do segundo livro, mas o kit não está a venda, pois é elaborado para os parceiros da editora. Mas em todo caso o livro está a venda em diversas livrarias. Qualquer dúvida, só chamar (apesar da demora para responder rs) ;)

      Excluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos