[Resenha] Esc@ndalo - Therese Fowler



Esse romance, escrito por Therese Fowler, mostra que, quando usada sem pensar, a tecnologia pode servir para separar pessoas e não uni-las. Aqui, conhecemos Kim Winter, uma professora de Francês e Artes Plásticas que criou sozinha seu filho Anthony, desde que ele era pequeno. Sua relação com o filho não poderia ser melhor: além de respeito, os dois tem adimiração mutua e são muito amigos. Anthony é esforçado, sabe o que quer e corre atrás do que sonha. E agora Kim vê seu tesouro apaixonado por uma colega de turma, Amélia. E, por mais que ciúmes fossem normais nessa situação, Kim na verdade fica feliz de ver Anthony se relacionar com uma menina tão doce e aplicada quanto Amélia.


Amélia é filha única de uma família muito influente e importante na cidade em que moram. Seus pais são muito ricos, e seu pai é um homem extremamente rigoroso quando se trata de sua menininha. O futuro de Amélia já está completamente traçado e a garota não tem direito de escolha quando se trata de seu futuro profissional. O que Amélia não sabe é que seu pai também tem planos para seu futuro amoroso. E eles não envolvem um jovem com sonhos de estudar artes dramáticas na faculdade e filho de uma mãe solteira, que mal podem ser considerados classe média. Ele quer que sua filha case com um herdeiro que possa lhe proporcionar o que há de melhor, quer que sua menininha faça uma boa faculdade em um curso respeitável e fica muito feliz de imaginar sua vida dessa maneira.
Anthony e Amélia são adolescentes adimiráveis. Notas boas, comportamento excelente, ninguém poderia falar nada deles dois. Estão juntos, mas em segredo, já que a família de Amélia nunca aceitaria que ela namorasse. Trabalham juntos na peça da escola, e estão perdidamente apaixonados um pelo outro. Ele tem 18, ela tem 17 e, juntos, eles planejam estudar Artes Dramáticas em Nova York. Uma vez que serão os dois, até lá, maiores de idade, os dois poderão fazer o que quiserem.





Em um momento de paixão trocado entre os dois, Amélia decide fotografar Anthony nu. Era uma coisa particular, e só para eles dois. Só que, ao esquecer seu notebook em casa, a vida de Amélia e Anthony acabam sofrendo uma reviravolta absurdamente grande. O pai de Amélia descobre sua senha e, depois de algum tempo, descobre as fotos de um rapaz nu no computador de sua menininha. Acreditando que sua filha era inocente e não tinha nada a ver com aquilo, Sr. Wilkes usa toda a sua infuência para transformar Anthony em um perseguidor depravado, sem deixar nem mesmo que sua filha o escute. E é aqui que começa o maior pesadelo da vida desses dois.
Para começo de conversa, é bom esclarecer que a história gira toda em torno de algo que a maior parte da população nem sabe que existe: sexting. Esse tipo de troca de mensagens, com fundo sexual, é considerado crime e é por isso que a autora decidiu escrever esse livro. O filho de Therese foi preso por uma acusação de cometer sexting, e ela viu sua vida ser revirada de todas as formas imagináveis e, por isso, decidiu escrever. Para alertar e orientar. Mas ainda assim a história é muito bem narrada e ambientada, crando todo um cenário para abordar essa questão real como uma obra fictícia.
Uma das coisas mais irritantes do livro é a forma como o pai de Amélia lida com tudo. Ele é sempre taxativo; a opinião dele é a única que importa. Ele prefere acusar alguém de algo que não fez do que destruir sua idealização de vida. A idealização que criou para sua filha. É claro que não é fácil para nenhum pai aceitar que sua filha adolescente tenha trocado fotos eróticas com um namorado que nem ele mesmo sabia que ela tinha, e realmente é muita imaturidade manter esse tipo de coisa em um local de fácil acesso, mas as pessoas erram, e o diálogo é sempre a melhor saída. Só que o pai de amélia não quer ouvir. Eles não são tão crianças assim. Anthony e amélia já sabem o que querem. durante a história é possível perceber que eles realmente se amam. 

Escândalo é um livro muito tocante. É bom ver a relação das duas famílias, tanto a de Anthony quanto a de Amélia. É uma ótima forma de mostrar às pessoas como um relacionamento baseado na liberdade de opinião e no diálogo, além do respeito, é muito mais proveitoso do que um relacionamento baseado em ordens. A história te leva durante toda a narrativa, termina em um final surpreendente e não sai da sua cabeça por um bom tempo.

0 inspirações:

Postar um comentário

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos