[Resenha] - A Última Nota, de Felipe Colbert e Lu Piras

     Romances sobrenaturais conseguem fascinar os leitores mundo a fora. Mas, às vezes, você encontra aquela história em que o evento sobrenatural está no amor que se forma a partir do nada. A Última Nota tem um pouco disso. Tem muito mais, na verdade.




Título: A Última Nota
Autores: Felipe Colbert e Lu Piras
Editora: Novo Século
260 páginas
2012

      Alicia Mastropoulos veio de uma família tradicionalmente grega, com os costumes enraizados até o tutano do osso. Violonista e apaixonada pela música, Alicia sempre se inspirou em seu falecido avô quando se tratava de tocar com o coração. Filha de um homem preso na inércia do casamento e de uma mãe que não se dava ao trabalho de compreender a perspectiva da garota, Alicia decidiu que seu lugar seguro era a casa de sua avó, Cecília.
      A família Mastropoulos era dona de um restaurante de iguarias gregas, e gastronomia típica não era a única tradição. Casar-se com um grego fazia parte do pacote, por isso o destino de Alicia já havia sido traçado por sua mãe, e o namorado Theo tinha raízes gregas suficientes para atender aos requisitos da mãe severa, embora o rapaz não tivesse o suficiente para prender o coração da menina por muito tempo.
     Mas a história não é um simples conflito de interesses entre mãe e filha. Um elemento misterioso é inserido. Em algum lugar na cidade, um jovem acorda sem conhecer nada de seu passado. Ele só consegue se lembrar de um nome, este, aliás, de alguém que ele nunca conheceu: Alicia Mastropoulos. Exato! Em meio a um turbilhão de problemas, Alicia precisará oferecer amparo ao jovem Sebastian. Não apenas isso, os eventos culminariam na composição perfeita, a nota que faltava ser tocada no coração da jovem sonhadora.

      Eu gostaria de ter feito essa resenha há muito tempo, mas eu posterguei demais, e não com motivos convincentes, por isso nada de dar desculpas. Ainda bem que nunca é tarde e, por isso, estou aqui para falar dessa obra tocante criada por duas mentes brilhantes e conhecidas na blogosfera: Lu Piras (autora de obras como Equinócio) e Felipe Colbert (autor de obras como Belleville)!
      Quando comecei a ler A Última Nota, fui sem pretensões, e ainda assim me surpreendi. Não só a ambientação é bem abrasileirada, como os diálogos chegam a ser bastante recorrentes no nosso dia-a-dia, não são aquelas frases de efeito que ouvimos em seriados americanos e que, para nós, acabam soando artificiais demais. Não mesmo! Talvez seja essa uma das coisas que mais me chamou a atenção.
      Embora eu não leia livros do gênero com frequência, posso dizer que foi um dos romances nacionais mais originais que li em muito tempo. Eu ainda não tinha me deparado com uma obra do gênero contendo esse elemento sobrenatural (podemos chamar assim? Não sei!) tão sutil! Não, acho que podemos chamar de conto de fadas contemporâneos, quando os destinos de duas pessoas já se mostram cruzados muito antes delas se conhecerem. O mais interessante é que, ao longo da leitura, a gente acaba percebendo que Alicia não foi a única que passou por essa "experiência" (mas claro que não vou dizer nada sobre isso, ou será um grande spoiler).
      A protagonista foi muito bem elaborada por um motivo simples: há momentos que você não vai gostar dela. Alicia consegue ser forte e frouxa alternadamente, e isso é o que mais nos faz envolver, pois queremos desesperadamente ver os problemas dela serem resolvidos, e isso não acontece até a última página... Ok, os problemas dela não se resolvem no final do livro. Na verdade A Última Nota termina de um jeito curioso, e que garante: vai haver continuação!

Que tal, agora, uma soundtrack que combina muito bem com essa obra?



     Enquanto essa continuação não vem, que tal você dar uma conferida em A Última Nota? =)

     Excelente leitura, pessoal! Fiquem na Paz!

      

2 inspirações:

  1. Oi Pedro, parabéns pela resenha! Fiquei com muita vontade de ler esse livro, parece realmente ser uma ótima leitura! Os autores brasileiros têm se mostrado muito criativos e talentosos, sempre é uma agradável surpresa ler resenhas sobre os romances e histórias criados e publicados por aqui! Com certeza vou procurar saber mais a respeito desse título!

    Te espero lá no Prólogo da Leitura, publiquei minha primeira entrevista com autor; ficaria muito contente se você pudesse dar uma passada por lá! Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Agora que fui perceber, os dois são do selo Novas Páginas da NC, né? Hmmm.. Tô doido pra ler Belleville. Não fiquei interessado nesse. Prefiro ler livros soltos de cada um. :P

    http://www.ohmydogestolcombigods.com/

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos