[Resenha] O Começo de Tudo, de Robin Scheneider



Sabe aquele modelo típico de garoto popular americano? Atleta, bonito, namorando uma menina popular e futuro rei do baile? Esse era Ezra Faulkner. Ele vivia uma vida americana tão típica, mas tão típica, que foi em uma festa daquelas em que os pais do dono da casa viajam e aí ele abre para todo o ensino médio, com direito à bebidas e tudo o mais que sua vida mudou. Bem depois de pegar sua namorada perfeita chifrando ele. Mas é aqui que o estereótipo acaba. Porque, cansado da atitude das pessoas e irritado, Ezra vai embora da festa. E é atingido por um carro que ultrapassou o sinal vermelho.

Ezra fratura o pulso e o joelho, e por isso tudo que ele sabia da vida se torna impossível. Seus planos eram todos baseados em sua capacidade de jogar tênis. Ele iria pra faculdade com uma bolsa de estudos de atletas, ele tinha suas matérias na escola escolhidas de acordo com os dias de treinos. Agora, ele teria que usar uma bengala e fazer fisioterapia, mas nunca mais pisaria em uma quadra de tênis. E ainda teria que lidar com o bullying na sua escola.

Nenhum dos seus amigos se preocupou em visitá-lo no hospital, nem depois. Na verdade, nenhum dos seus amigos se preocupou em ficar ao seu lado no acidente; todos preferiram correr com medo da polícia e deixa-lo, sozinho, esmagado dentro de um carro, pelo socorro. Então, o retorno à vida escolar seria duplamente doloroso: ele não sabe onde se encaixar, porque seus amigos não eram seus amigos, e porque teria que enfrentar o olhar de pena e repulsa de todos à sua volta. 



Só que, na vida, sempre existem pessoas incríveis, e é uma dessas pessoas que faz com que o primeiro dia de volta às aulas - e, bem, todos os seguintes - se tornarem aceitáveis e, depois de algum tempo, maravilhosos. Toby, seu melhor amigo de infância, com quem não falava há anos, puxa assunto com ele e torna seu primeiro dia muito melhor. E a partir dali ele pelo menos tem alguém com quem estar nos intervalos. 


Toby e Ezra eram melhores amigos daqueles que fazem tudo junto, até os doze anos de idade. Só que, no aniversário de 12 anos de Tobby, quando eles foram comemorar na Disney, as coisas começaram a mudar. Porque Ezra acredita que, na vida de todo mundo, existe um desastre que muda tudo pra sempre. O seu foi o acidente de carro. O de Toby foi o passeio macabro que tiveram na montanha russa naquele dia. E então seus caminhos começaram a se distanciar; eles deixaram de ser os melhores amigos para se tornarem o atleta popular e o nerd. Só que, alguns anos depois, é na turma nerd que Ezra vai acabar se encontrando. 


E é por causa de Toby e seu grupo de amigos nerds que Ezra conhece Cassidy, uma menina diferente de todas as outras da escola. além de misteriosa e de ter uma vida bem livre, conhecendo lugares exóticos e citando autores clássicos, Cassidy também é muito calada no que se diz de sua vida particular. Sempre se esquiva de perguntas pessoais e nunca fala demais sobre o que fez até ali. E, mesmo que Toby avise para não fazer, Ezra se apaixona por ela. Só que as coisas não chegam nem perto de ser tão simples assim.


A Cassidy é o tipo de alma livre que todos queriam, nem que por um momento da vida, ser. E se as pessoas não gostam dela, bem, isso não a afeta, porque ela não é quem é pra agradar os outros, sabe? E ela mostra ao Ezra como uma pessoa não precisa se encaixar em padrões para ser quem é. E que, às vezes, a gente pensa que quer alguma coisa, mas só porque ainda não conheceu alguma coisa melhor. Mas Cassidy não foi a única à ajudar Ezra a encontrar quem ele era de verdade. Toby mostra à Ezra que amizade é muito mais do que um grupo de pessoas com quem se almoça todos os dias. A forma como Toby leva a sua vida, sendo feliz mesmo que as outras pessoas não considerem que ele seja o mais legal, ou o mais popular, faz com que Ezra perceba, finalmente, que existe um mundo inteiro além do alcance dos olhos dele, sabe? Que pensar em um quadro maior ajuda a entender uma cena isolada. 


Os personagens são cativantes, de verdade. Gente inteligente sempre cativa, né? E os amigos que Ezra finalmente tem são pessoas inteligentes, espertas e muito divertidas. O livro é cheio de tiradas geniais, de reflexões simples que fazem a gente repensar a vida e de citações à obras que amamos tipo Harry Potter. Porque, no fundo, O Começo de Tudo quer mostrar que você pode ser qualquer pessoa, se você entender que aquilo tem que ser o bastante para você, e não para os outros. E é muito mais complexo, profundo, divertido e apaixonante que o que eu descrevi aqui. Porque o que acontece entre os eventos é o que faz com que eu não quisesse fechar o livro quando cheguei à última página. E o final, muito mais real que a sinopse - e essa resenha - possam chegar a ser, faz com que a gente tenha vontade de entrar no livro e virar parte da história. 


1 inspirações:

  1. Muito bm o review, a capa me chamou atenção e não fazia ideia do enredo será fácil uma das próximas leituras.

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos