[Resenha] As Gêmeas, de Saskia Sarginson


     Isolte e Viola são gêmeas idênticas e melhores amigas. Elas são muito ligadas, mesmo que suas personalidades sejam completamente diferentes. Elas vivem na floresta com a mãe, uma pessoa bem irresponsável, que decidiu ter uma vida livre e sem regras, que esperava tirar da natureza o que precisavam para sobreviver. o que faz com que as meninas não tenham muitas orientações para seguir em suas vidas. Mas as meninas são felizes no cenário idílico da floresta, pelo menos bem mais felizes que são na vida adulta, e lá elas se tornam amigas de John e Michael, que também são gêmeos. Enquanto crianças, elas não tem uma vida tão ruim. Quando ficam mais velhas é que começa o problema. Principalmente depois do acidente que muda completamente a vida das meninas, e que faz com que tudo comece a sair dos trilhos e a dar errado.

     O tempo passa, ninguém entende de fato o que aconteceu, e com o tempo Isolte se torna uma mulher bem sucedida, que tem um relacionamento com um fotógrafo. Enquanto isso, Viola possui transtornos alimentares e está em um hospital em estado grave. Enquanto Isolte era a destemida, extrovertida e forte, Viola era introspectiva e tímida, e parecia estar sempre sendo consumida por algum tipo de culpa. Agora, Isolte vai até sua irmã e tenta ajudá-la a sair da situação em que está.

      E é aqui que o passado e o presente passam a se encontrar. Viola vive repensando sua infância e tudo que aconteceu, e Isolte também começa a rever todas as suas memórias e a questionar suas atitudes. Mas, acima de tudo, ela é levada a questionar se realmente vale a pena desenterrar o passado, quando sua relação com a irmã não está tão bem assim. E a porque, apesar de não parecer, Isolte foi tão marcada pelos acontecimentos do passado quanto sua irmã.

     As gêmeas é narrado em primeira pessoa, hora por Isolte e hora por Viola, hora no presente e hora no passado. O acidente que aconteceu não é muito claro para o leitor a princípio, porque as meninas mais descrevem as sensações de estarem naquela situação que comentam sobre o acidente em si. E essas idas e vindas entre presente e passado, Viola e Isolte, fizeram com que a leitura fosse um pouco confusa a princípio. Mas a gente se acostuma, e aí a leitura flui fácil. Além da narrativa cheia de suspense que prende o leitor até o fim para tentar descobrir o que aconteceu com as duas. Tão suspense que chegava a beirar o terror em algumas cenas. O final é, literalmente, surpreendente, porque eu acho que ninguém esperava por aquele desfecho. Leitura recomendada!


2 inspirações:

  1. Oi, Larissa! Esse livro eu não conhecia e achei interessante por se diferenciar de qualquer coisa que eu já tenha lido. Pensando agora, acho que nunca li um livro de gêmeos. Ah, tem os da Sara Shepard. Fora The Lying Game e PLL, acho que nenhum mesmo. Mas com essa narrativa, definitivamente, nenhum. Entrou pra lista!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Thriller psicológico: AMO! E com família então que fica mais interessante, muito bom que você explicou os detalhes sem dar spoiler, geralmente é bem difícil se controlar quando gostamos de uma obra.

    Abs

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos