[Resenha] Fênix: A Ilha, de John Dixon



      Eu li esse livro um, talvez dois meses atrás. E posso dizer que ainda tenho na mente essa história brilhantemente escrita por John Dixon! E mesmo tanto tempo depois de ter lido, ainda me sinto na obrigação de dizer: galera, leiam!

      Fênix: A Ilha conta a história de um jovem de dezesseis anos, Carl Freeman, cujo talento para o boxe, nervos exaltados e incapacidade de ignorar covardias, o levaram para uma delegacia diversas vezes. Órfão e sem amigos, Carl era uma espécie de lobo solitário que se metia em confusões quando tomara as dores de alguém que era covardemente injustiçado. Seu último ato como justiceiro foi a gota d'água. 
      Dessa vez o garoto acabou mandando seu adversário para o hospital, e as autoridades decidiram enviar Carl para uma "instituição terminal", a ilha Fênix, uma espécie de última parada para os delinquentes sem rumo e sem ninguém. O problema é que a gente nunca acha que a situação é tão ruim quanto possa parecer. Pois é, A Ilha era muito mais do que um centro de reabilitação para jovens irrecuperáveis. Na verdade, era muito pior.

      A Ilha parecia na verdade um grande campo de concentração em que os jovens eram treinados até se esgotarem, e a disciplina não era o único elemento que queriam ensinar. Seus superiores, soldados frios e desprovidos de qualquer simpatia, especialmente o sargento instrutor Parker, que desde o início nitriu um ódio doentio por Carl. As coisas não melhoram quando o garoto lidou com conflitos no seu primeiro dia, e seu comportamento subversivo rendeu-lhe o apelido e Hollywood, e não era um bom sinal. Parker prometia transformar a vida de Carl num inferno.
      Em meio a atividades exaustivas dignas de uma tropa do exército, Carl conheceu Neil Ross, um garoto franzino e comediante que se tornou um bom amigo durante a estadia na ilha. Logo mais, eles conheceram Octavia, uma garota de fibra e que, adivinhem só, acaba nutrindo sentimentos pelo nosso protagonista, sentimentos esses que são correspondidos. Porque, claro, mesmo num cenário infernal, tem que rolar um romance =)
      Ao longo dessa "aventura", Carl descobre que Fênix: A Ilha, não é apenas uma espécie de FEBEM. O lugar é mais cruel, mais sinistro e muito mais distante dos direitos humanos do que se pode imaginar. Não, não vou dizer do que se trata, porque isso estragaria todo o suspense e toda a diversão da leitura, você precisa conferir!

      A obra escrita por John Dixon me deixou extasiado. Muito bem escrito, ele criou em seu livro uma atmosfera que Maze Runner e Jogos Vorazes também criaram, porém com muito mais realidade e com uma trama mais palpável.
      Não só as personagens são muito bem desenvolvidas, como o próprio cenário - A Ilha - é bem explorada, e a maneira como Dixon conecta os personagens, com seus relacionamentos conturbados ou de camaradagem, é muito bem feita. Há momentos em que inimigos se tornarão aliados, e a forma como essa "mudança de time" é feita ao longo da leitura é muito convincente. Não tem como não indicar Fênix: A Ilha para os amantes de aventura. Se você gostou de Maze Runner, se curtiu Jogos Vorazes, então com certeza vai se sentir envolvido pela história de Carl, um garoto que não era ninguém até se mostrar o melhor dentre todos eles.

      Tenham uma ótima leitura, fiquem na Paz! 
     

1 inspirações:

  1. Muito bom o review Pedro! Desde que chegou fiquei louco pra ler mas essa fila interminável ainda não tive a oportunidade de começá-lo, já vou sabendo que é bom, pois vindo de você é sempre uma boa indicação.

    Abs

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos