[Resenha] Apenas Um Dia, de Gayle Forman


Alisson acaba de terminar o ensino médio e, como presente de formatura dos pais, vai para a Europa com sua melhor amiga. A viagem é chata, sistemática e cheia de regras. Igual sua vida.

Ela está cansada de fazer as mesmas coisas de sempre e, depois de semanas na europa só visitando museus e programas culturais, ela já está cansada. Da viagem, da vida, das regras. Só que, como a menina regrada que foi criada para ser, Alisson não faz nada para mudar esse quadro.

Até que, em uma cidadezinha da Inglaterra, ela conhece Willem, um jovem ator. Ele estava apresentando uma peça de Shakespeare em praça pública, e convida as meninas que estão na fila do teatro para assistir outra peça de Shakespeare. Incentivada pela amiga, Alisson se desprende da excursão e vai assistir a peça. Ela termina, ela não vê mais Willem e sua aventura durou apenas uma noite.
Até o dia seguinte.
Acontece que, no trem que ela e sua amiga pegam para Londres, ela reencontra Willem. E lá descobre, dentro de outras coisas, que ele é um aventureiro. Que ele tem viajado há dois anos sem destino programado. E que ela adoraria ter esse tipo de liberdade um dia.

Nessa viagem, ela acaba contando que, de todas as cidades, a que ela mais queria conhecer era Paris, mas fora obrigada a cancelar por uma greve. Willem sugere que ela pegue um trem de Londres para Paris e aproveite a cidade por pelo menos um dia. Ela gosta da ideia mas tem medo de ir sozinha. Ele diz que vai junto. E aqui começa um dia de aventura, descobertas e muita alegria.

Gayle Forman tem se mostrado, a cada livro, uma autora com criatividade e muita sensibilidade. Apenas Um Dia passa longe de ser uma história de uma aventura em Paris. Ela é, em parte, uma aventura. Mas, o mais importante na história é a parte das descobertas. É  ver Alisson descobrindo o que ela quer da vida. O que ela realmente quer, não o que seus pais esperam dela. É ela descobrindo a alegria - e os perigos - de ser livre, de não ter horários a cumprir e uma agenda milimetricamente programada. É ela descobrindo o amor em apenas um dia.

Ver Willem e Alisson passa para os leitores, pelo menos a principio, a impressão de que vai ser só mais uma história de felizes para sempre. Só mais uma aventura bonitinha em Paris. Mas Gayle consegue transformar isso em um dia incrível, sendo protagonizado pelo ponto de vista de um aventureiro de verdade. Conhecemos cantos de Paris não tão utilizados pelos turistas, e as descrições são tão boas que nos sentimos um pouquinho em Paris também. É apaixonante acompanhar Willem e Alisson nessa viagem.

Só vou adiantar que a história do livro não para por aqui. Depois de Paris, muita coisa acontece. Mas para saber o que, você precisa ler o livro. Me apaixonei ainda mais pela escrita de Forman depois desse livro. Mal posso esperar pela continuação.

0 inspirações:

Postar um comentário

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos